MINHA INFÂNCIA E O MUNDO ONDE VIVI: UM PLAY BACK DA FELICIDADE

Bola de gude, topada, unha encravada, conjuntivite, dordolho, terçol, pereba, frieira, coceira, bicho de porco, suco de mangaba, picolé de coco, havaianas remendadas, meia furada, queimadura de chuvinha, busca-pé, estalos de peido-de-veio, dente quebrado, calça descosturada, briga de rua, brincar na chuva, pular cerca, pesca no riacho, roubar manga, natação no açude, remédio para amarelão, puxão de orelhas, sinuca proibido, fragrância do fato da feira, suco de maracujá, pastel de queijo, bolo de ovos, Q-suco, Biotônico Fontoura, Emulsão de Scott, chiclete Adams, dente cariado, papeira, sarampo, catapora, sanduiche de quitute Bourdon, rolete de cana, pipoca no cinema, fumar sem tragar, cigarro Hollywood sem filtro, Vasco ou Flamengo, sapato Vulcabrás, camisa Volta ao Mundo, calça de nycron, soltar pipa, futebol na lama, pão cuido, bolacha bossa nova, bolo de leite, vitamina de banana, caldo de cana, mudinha de leite, espessa, pé-de-moleque, colecionar figurinhas, juntar selos, jogar ping-pong, cinema do Padre, Cinema de Zeca, Muro de Dona Ieda, Poço das Moças, Ribeira, banhos nas Fazenda Grande, aulas de Clodoaldo, matemática de Gabriel, sorriso de Floralice, sabedoria de Anito, seriedade de Rivas, geometria de Lourdes, canto de Terezinha, análise sintática de Ofenísia, repreensão de Maria Pereira, aconchego de Dona lilia, castigo de Dona Creuza, perdão de Izaltina, bodega de Meliano, escola de Dona Tota, Bar de João Criano, Budega de Dona Rosinha, sinuca de Dedé Cachaça, Bar Brasíla, loteria de Chumbrega, Maria Grande, Detinha, Bregedela, Zefinha Dente de Ouro, Uago, João de Filipinho, Zé Gordinho, Cidalha, feirinha de Natal, som de Zé de Álvaro, bingo de goibadas.
Os Nomades, Mini Nomades, matineé da Atlética, Seu Alípio Zarolho, Mestre Dé, mudo de Dr. Florival, autofalante Popular, Zé Gorucho, Euclides Baraca, apito do guarda noturno, praça da Matriz, Santa Cruz, da Feira, tanque do Povo, colégios das Freiras das meninas bonitas e dos meninos ricos, colégio dos padre das meninas lindas e dos meninos pobres.
Rock dos Beatles, romantismo de Wanderley Cardoso, breguice de Waldick Soriano, irreverência de Roberto Carlos, Guerra do Vietnam, gols de Pelé, ataque dos Santos F.C, nada melhor que o Corinthians, meu Timão.
Era pau era pedra, era o início do meu caminho, de um mundo engraçado, sem compromissos com o ontem ou o amanhã, onde ser feliz era a nossa lei, onde nenhum de nós era príncipe, mas levava uma vida doce e leve, uma mistura de mendigo e rei, coisas da criança que fui e não deixo jamais de ser.
Assim eram os cenários e os personagens dos filmes em cinemascope da minha infância, a melhor infância do mundo:
Bem me quer, mal me quer, bem me quer, bem me quer...bem me quer, foi assim que vivi.
Viva eu viva tú, viva o rabo do tatu..

Comentários